Digestão

A digestão é o processo que permite a quebra de moléculas complexas provenientes dos alimentos ingeridos, a absorção dos nutrientes resultantes desta quebra e a eliminação das partículas não aproveitáveis pelo organismo.

As moléculas complexas não podem ser absorvidas pelo organismo, então elas são “transformadas” em moléculas mais simples. Essas moléculas complexas são denominadas macromoléculas

As macromoléculas relacionadas à digestão são como o próprio nome sugere, moléculas grandes, que por causa de seu tamanho não são capazes de passarem para o sangue e serem assimiladas pelo organismo. Mas então, como absorvemos os nutrientes essenciais para o bom funcionamento de nosso corpo se eles estão contidos nessas macromoléculas?

 A resposta é simples: através das enzimas. Determinadas células de nosso corpo produzem substâncias chamadas enzimas que, entre outras funções, podem “quebrar” essas macromoléculas em partículas menores que podem ser absorvidas pelo nosso organismo.

Essas macromoléculas são as proteínas, os lipídios, os polissacarídeos e ácidos nucléicos. As proteínas são quebradas em pequenas moléculas de aminoácidos, os lipídios, em moléculas de ácidos graxos, glicerol ou monoglicerídios, os polissacarídeos em monossacarídeos e os ácidos nucléicos em nucleotídeos.

Uma resposta para “Digestão

  1. Essa parte está ótima. Vcs fizeram a ligação entre a função do SD e as macromoléculas…muito bem.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s